sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Aula de Campo: Instrumento facilitador de conhecimento



Conhecer novos lugares é sempre bom, imagine visitar ambientes que aborda temáticas enriquecedoras para nossa formação e com cenário rico em aprendizagem. Logo, a primeira parada foi no Oceanário em Aracaju que tem por base o Projeto Tamar, que seu objetivo é conservação do ecossistema e das riquezas do nosso Estado. É um projeto para proteger as tartarugas marinhas que é de beneficio para toda sociedade, e é por meio de uma visita guiada e através de exposição de animais que traz uma conscientização do dever que cada de nós temos com o meio ambiente.







Posteriormente fomos ao centro de Aracaju, conhecer o Prédio que funcionou por muito tempo como Escola Normal somente para os homens, a entrada das mulheres só aconteceu anos mais tarde. E no momento atual o prédio abriga o Centro do Turismo, um lindo lugar de exposições de artesanatos e também traz a culinária Sergipana.

Logo em seguida, a parada foi no Museu da Gente Sergipana um lugar encantador, e que retrata a cultura de forma interativa e consequentemente a diversidade de cada lugar com as suas respectivas características e tradições tais como (as feiras, o ecossistema, agricultura, festas, religiões, entre outras coisas). Faz uma linha do tempo com os principais nomes e personagens da nossa historia através de recursos tecnológicos por meio de projetores e sensores para alcançar seu objetivo.


No término do nosso passeio foi perceptível o quanto aprendemos sobre a história e a cultura Sergipana, além de termos a oportunidade de vermos objetos que nos fazem refletir sobre o que somos hoje e de que forma poderemos mudar nossas atitudes. Dessa forma, a diversidade é essencial para haja diferentes culturas, religiões, povos, danças e musicas.


                                                            Momentos Inesquecíveis!!! 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Importância do REA na Educação


O mundo em que vivemos nos permite ter acesso a várias informações, possibilitando uma troca de conhecimento e uma nova forma de aprendizagem, porém, nem tudo que estar exposto no mundo virtual permite ser utilizado para determinados fins. Dessa forma, os Recursos Educacionais Abertos (REA) nos permite alguns licenciamentos, para que possamos utilizar-los; mas como nem tudo são flores, há algumas restrições que devemos respeitar o direito do autor. Assim, em cada obra individualmente existe uma combinação que representa quais formas a obra deve ser utilizada, por exemplo, (acesso, uso, adaptação e etc.).

Portanto, se trabalhar o REA na educação é uma forma de mostrar que existem diversos recursos de qualidade que possa ser um instrumento de inspiração para serem feitas novas obras, mas lembrando que sempre devemos citar quais fontes foram utilizadas, para que seja mantido o direito autoral. Até porque o mais importante é a troca de conhecimento, de idéia e o reconhecimento do outro.